Guará – Uma cidade turística e inteligente
Essa é uma ideia que sonha grande e projeta longe. É uma ideia que tenta retomar e restaurar a autoestima da sociedade, dos comerciantes, artistas, professores, moradores e todos que aqui estão.
O Guará é, sem dúvida, uma das cidades com maior afeto aqui no Distrito Federal, em que as pessoas têm amor pela cidade. Sentem-se parte da cidade, não simplesmente, moram, dormem e trabalham. Há pessoas que nasceram e cresceram no Guará e hoje estão aqui, na linha de frente da defesa dos direitos da população que aqui reside.
Quando a Cristiane me mostrou o projeto, ela falou o que queria construir, que não é uma construção só dela, pois tem uma rede enorme de pessoas e instituições, poder público, sociedade civil organizada e o setor privado que sinaliza o que tem que ser o desenvolvimento da política pública: pactuação, parceria.
Hoje, temos quase 320 mil desempregados no Distrito Federal. A pobreza e a fome estão aumentando e nós vemos o esforço da secretária Vanessa, de outros secretários e de membros da sociedade civil para tentar lutar contra isso.
A crise chegou, e chegou com força, e o nosso papel é salvar vidas em todos os sentidos. Salvar vidas objetivamente falando, como temos tentado fazer na área da saúde, e também com emprego, com renda, fazendo o dinheiro circular na mão das pessoas, que é fundamental nesse momento.
Nós precisamos muito incentivar e acelerar a geração de empregos no Distrito Federal. Ter uma proposta de desenvolvimento econômico que vá além dos macroprogramas, dos territórios.
É nos territórios que vamos encontrar solução para nossos problemas, a partir de experiências que já acontecem aqui, mas que precisam ser multiplicadas e potencializadas.
Então o desafio do Hackacity vai mais do criar, vai reconhecer e estimular o que temos de melhor no Guará. Sem dúvida, já será uma grande contribuição para o desenvolvimento econômico que sonhamos e queremos.
Por isso, parabenizo o CODESE-DF por acolher a proposta. Agradeço muito à Secretária de Estado e Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, e sua equipe, que além desse projeto, temos outros que tentam promover essa visão do turismo aliado ao desenvolvimento econômico, à geração de emprego e renda. Agradeço também à administração do Guará e à nossa querida escola por acolher, ser berço e lugar de realização desse projeto.
Deputado Leandro Grass
Um presente para a próxima geração
Sob o olhar do turismo, essa cidade é uma potência e costumo dizer que temos tradição de uma cidade colaborativa desde sua origem a partir do esforço do mutirão que construiu as primeiras casas e, um maravilhoso futuro que tem pressa, tem que ser agora, as ações precisam acontecer nesse momento.
Um projeto como esse que qualifica as ações, reposiciona ideias e pensamentos, e que ajuda a calibrar expectativas de futuro, inovações e novas perspectivas para o Guará, especialmente em sua ligação com todo o Distrito Federal, como uma cidade de extrema relevância, não só pela sua localização geográfica no DF e ampliada por alcance inclusive para o Brasil e o mundo.
Quando olhamos de fora para as cidades inteligentes, do Brasil para Brasília, não há local mais adequado e uma instituição com tamanha qualidade como o CODESE, em condição de nortear o Distrito Federal por meio das Regiões Administrativas (RA).
Quando pensamos em cidades inteligentes, exemplos no Brasil e direcionamos nosso olhar para Brasília, entendemos que não poderia haver um lugar e espaço mais adequado do que o Guará e uma instituição de tamanha representatividade quanto o CODESE, para estar a frente desta jornada ao futuro, começando agora, em todas as 33 regiões administrativas, o Distrito Federal como um todo.
A nossa cidade é muito mais do que as pessoas imaginam porque as nossas regiões administrativas são realidades em todos os segmentos e, pelo olhar do turismo, que representa mais do que 52 atividades econômicas, nós estamos levando Brasília e mostrando as nossas RAs com uma força cultural e de desenvolvimento de geração de renda incríveis.
Guará e o futuro dos nossos jovens
Esse projeto insere o Guará, não só na rota turística, mas fará uma diferença qualitativa muito grande para esse presente e futuro dos nossos jovens.
Nessa programação, que vai desde elaboração de vídeos sobre o Guará até painéis com curadorias e pessoas que representam esse setor produtivo. Nós estamos requalificando e reposicionando essa cidade. Embalando-a como um produto pronto para o desenvolvimento do emprego aqui.
Nós desejamos que os jovens encontrem aqui a solução para o seu desenvolvimento e para o emprego que anseia. E que nós tenhamos esse produto para levar para todo o Brasil.
Não tenho a menor dúvida que um projeto como esse, vai definitivamente não só olhar para o futuro, mas para esse presente e fazer com que essas ações possam dar um novo direcionamento para o Guará.
Como se fosse um produto que estamos embalando de uma forma que vai requalificar e reposicionar. É um legado. Por isso, é um orgulho para a nossa secretaria apoiar e incentivar porque o projeto não termina aqui, ele começa quando estivermos, ao final do projeto, fazendo toda a prestação de contas e finalizando essa etapa ele está simplesmente começando.
Vanessa Mendonça, Secretária de Estado e Turismo do Distrito Federal