O Instituto Multiplicidades, representado pela diretora executiva Cristiane Pereira, marcou presença de destaque no Colabora Mundo, um dos principais eventos de inovação da região, focado no ecossistema do Porto de Santos.
A participação foi um passo estratégico fundamental, refletindo o termo de cooperação assinado entre o Instituto Multiplicidades e a Fundação Parque Tecnológico de Santos em dezembro de 2023. O objetivo dessa parceria é claro: captar recursos e desenvolver ações para fomentar a ciência, tecnologia e inovação, criando um ambiente atrativo para novos negócios de base tecnológica na cidade.

O que fomos fazer lá? O foco nas pessoas.
Em sua palestra, Cristiane trouxe uma visão fundamental para o debate: Cidades Inteligentes não são feitas de tecnologia, são feitas para pessoas.
“Eu tô aqui para falar que cidade inteligente é uma cidade feita para pessoas”, destacou Cristiane durante a apresentação, enfatizando que a tecnologia nunca deve ser o fim, mas sim a ferramenta para alcançar objetivos maiores. A metodologia apresentada foi baseada na Carta Brasileira para Cidades Inteligentes — um documento que a própria Cristiane ajudou a elaborar — que define uma cidade inovadora como sendo “inclusiva e acolhedora”, “diversa e justa” e “economicamente fértil” .
Cris, como é conhecida, destacou a relevância em conectar essa metodologia nacional à realidade da cidade de Santos que já tem uma base sólida, com avanços como:
- A Lei Complementar 812/2013, que regula o Parque Tecnológico.
- O pioneirismo mundial de Santos ao incluir a “Cultura Oceânica” no currículo escolar.
- Projetos de infraestrutura como o Centro de Controle Operacional (CCO) e o Gêmeo Digital do Porto.
- Cases de sucesso nascidos na cidade, como a Hidromares 1, HXTOS, Zen App e a Box Delivery (adquirida pela Rappi), que provam o potencial local.
Contexto
Para o Instituto Multiplicidades, participar de fóruns como o Colabora Mundo é sempre uma enorme satisfação, por estar totalmente alinhado com a missão de um ICT: impulsionar o progresso científico, tecnológico e econômico, promovendo a inovação, a colaboração e a inclusão, tanto a nível nacional quanto internacional. No jargão das startups, “pivotar as cidades” é uma questão prioritária, ou seja, repensar as soluções inteligentes para as cidades cada vez mais complexas e problemáticas.
Nossa atuação visa sedimentar o ecossistema de inovação, conectando poder público, iniciativa privada e academia. A consequência direta de participações como esta é reforçar nossa parceria estratégica com o Parque Tecnológico de Santos, ajudando a criar um ambiente que não apenas gere novas startups, mas que consiga reter talentos — um dos maiores desafios atuais, como apontado no painel.
Ao levar nossa metodologia e experiência para debates de alto nível, o Instituto Multiplicidades contribui ativamente para que Santos se consolide como um polo tecnológico que gera emprego e renda, sem nunca perder de vista o objetivo final: melhorar a vida das pessoas que vivem na cidade.
Leia também a publicação da Prefeitura de Santos.





